Search
  • Endossa/Bsb

Por que comprar local durante a crise do Covid-19?

Por Beatriz Zendersky




O impacto econômico gerado pelo coronavírus já está sendo sentido em todo o mundo, e será algo que ainda vamos vivenciar por um tempo. Mas em meio ao sentimento de impotência, o que está a nosso alcance para fazer pela sociedade?


Claro que além de ajudar a quem precisa com doações de todos os tipos, e doar máscaras e materiais de higiene para funcionários de hospitais, uma campanha que ganhou força foi a de comprar produtos locais. Mas por que devemos comprar local durante a pandemia?


Bom, para começar queremos reforçar que todos seremos atingidos, e claro que as grandes empresas também vão sofrer. Mas o impacto nos pequenos empreendedores e em marcas locais é muito maior.


As empresas pequenas locais normalmente são o sustento de uma família, e a crise afeta muito quem depende de espaço físico ou eventos para vendas. Na maior parte das vezes, os donos dessas empresas ou marcas não são ryycos, ou seja, um mês sem vender pode afetar seriamente essa família. Esses pequenos negócios foram atingidos com um impacto financeiro muito grande pela quarentena, e o maior problema é não conseguir prever por quanto tempo.


Por isso, é hora de valorizar esses empreendedores, zelar pelo coletivo e movimentar a economia da sua cidade! E quando falamos de pequenos empreendedores, estamos falando de lojas, salões, mercadinhos, o tio do cachorro quente, padaria da esquina...e por aí vai, a lista é imensa!


Consumir de empresas locais, mobilizar a sociedade para uma rede de suporte ao comércio local, estimular a economia da nossa região...tudo isso são pequenos benefícios de comprar de empreendedores da sua cidade!

Ao comprar local, estamos endossando que esses empreendedores tenham renda durante e após pandemia!

Comprar local traz benefícios para quem compra, quem vende e para o planeta


Quando compramos local também estamos fazendo uma compra consciente. Ao comprar local, ou do pequeno empreendedor, conseguimos saber o impacto que essa compra ou serviço gera no meio ambiente, se esse produto ou serviço é sustentável, e de que forma afeta quem faz e quem vende (por exemplo, se não é fruto de exploração e trabalho escravo). Devemos cuidar um dos outros, e essa escolha traz um consumo consciente, sustentável e com afeto!

Dicas para fortalecer pequenas marcas durante a crise:

Em vez de competir, colabore para crescer junto e divulgue outras marcas;


Defender sua causa, conscientize amigos da importância de apoiar a economia local;


Divulgue e indique marcas, serviços e produtos locais que gosta;


Não cancelar serviços, mas remarcar para quando a crise passar;


Comprar do mercadinho pequeno do seu bairro;


Empreendedores: utilizem esse tempo para organizar as finanças e produções, e pensem em estratégias como brindes, gift cards e vales de serviços que podem ser vendidos agora, e utilizados depois!

Não queremos voltar "ao normal", queremos fazer a transição para um novo futuro, mais colaborativo e mais humano!


0 views
 

Endossa/Bsb
Asa Sul: CLS 306 Bloco A, Loja 30
Asa Norte: CLN 310 Bloco C, Loja 20

Brasília DF Brasil 

©2017 by Endossa / BsB. Proudly created with Wix.com