top of page
Search
  • Writer's pictureEndossa/Bsb

LIXO ZERO

Por Beatriz Zendersky




Não é novidade que o planeta Terra está passando por um período sombrio da história. Os recursos naturais estão cada vez mais escassos, o desmatamento aumentando, as queimadas fora de controle, a quantidade de lixo cada vez maior e atingindo níveis preocupantes! (Afinal, não existe planeta B, né mores? Precisamos cuidar desse aqui.)


Felizmente, por outro lado, estamos vendo uma geração cada vez mais consciente e disposta a fazer mudanças para tentar salvar a nossa fauna e flora.


Filosofia Zero Waste

Já ouviu o conceito lixo zero? Lixo zero significa o reaproveitamento máximo de resíduos recicláveis e orgânicos, e a reutilização, ressignificação e responsabilização do nosso rejeito final. O foco é a redução (e quem sabe um dia, eliminação) de aterros sanitários. Esse conceito nos leva a refletir e conscientizar sobre alternativas e finalidades dos resíduos antes de descartá-los. Precisamos lembrar que não existe simplesmente o “jogar fora”. Tudo o que consumimos e descartamos vai para algum lugar no planeta, seja em aterros sanitários (que são péssimos para o meio ambiente, vale ressaltar) ou simplesmente jogados na natureza, em lagos, oceanos, florestas e terrenos baldios.


Resumindo: O "fora" é aqui dentro mesmo.E se pararmos para pensar na quantidade de lixo que produzimos em um mês? Parece muita coisa, né? E É MESMO! Mas boa parte disso pode não ser lixo. Por exemplo: Garrafas pet e potinhos de alimentos podem ser reaproveitadas, restos de comida podem virar compostagem orgânica e um excelente adubo para as "prantinhas"! Por isso precisamos incorporar o conceito lixo zero no nosso cotidiano e repensar nossas atitudes. É importante reformular nosso consumo, reduzir nosso lixo, reutilizar embalagens e nos responsabilizar pelo impacto das nossas escolhas nesse mundão de Meldels.


Conceito Lixo Zero: os 4 R’s

Repensar: Não descartar no lixo comum materiais que podem ser reciclados ou reutilizados. Entender que resíduo é diferente de lixo e que, tendo a destinação correta, eles ganham uma novo ciclo de vida no meio ambiente;


Reutilizar: Reutilizar and ressignificar objetos que podem ser utilizados antes de serem descartados. Por exemplo: reaproveitar garrafas de vidro e pet em casa para guardar outros produtos, optar por sacolas de feira, ecobags ou sacolas de papel nas compras cotidianas, usar saquinho de pão no lixo do banheiro em vez de saquinho plástico, entre outros;


Reduzir: Em casa, compre apenas o necessário, sempre observando se a embalagem do produto pode ser reutilizada ou reciclada depois, opte por compras a granel, assim vc evita desperdício e reduz drasticamente a sua produção de lixo;


Reciclar: Aproveitar os resíduos para fabricar outros produtos.

'Quero começar, como faz?'

A gente sabe que muitas vezes aderir a um novo estilo de vida não é tão fácil, mas separamos algumas dicas fáceis e baratex que você pode começar hoje mesmo. Primeiro vamos repensar atitudes de consumo, como por exemplo, recusar copos, sacolas e canudos descartáveis.

A primeira mudança é ter sempre com você um kit lizo zero, que contenha pelo menos um copo, talheres e canudo reutilizável. Dessa forma você evita usar descartáveis na rua. Outro ponto importante é ter sempre uma ecobag para dispensar o uso de sacolinhas plásticas ao fazer compras. O consumo de sacolas plásticas é excessivo: entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas são consumidas por ano no mundo. Apenas no Brasil, são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolinhas por hora de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (gente, qual a necessidade disso?). E onde isso tudo vai parar? Infelizmente o destino inevitável dessa montanha de sacolinhas são ruas, bueiros (ouvi enchente?), oceanos, florestas, esgotos, ou na barriga dos bichinhos como baleias e tartarugas :’(

Por isso é muito importante abandonar o uso de sacolinhas plásticas. Refletir antes de aceitar uma e andar com uma ecobag para carregar seus produtinhos, sejam alimentos, roupas, produtos de higiene ou remédios. As sacolas reutilizáveis servem para qualquer ocasião!


Mais dicas? Lá vai!

Evite imprimir e gastar papel (vc precisa mesmo da segunda via do seu cartão?); Preferir produtos que venham em embalagens de vidro em vez de plástico ou isopor; Comprar em feiras e a granel (usando saquinhos reutilizáveis e/ou potes de vidro); Usar esponja vegetal ao invés da esponja comum; Usar absorventes reutilizáveis ou coletor menstrual; Adotar receitas caseiras para limpeza e higiene pessoal, como por exemplo, fazer seu próprio desodorante e usar sabão de coco em barra para lavar a louça (mais barato, mais saudável, menos químicos. Só o Ôro!).


Com pequenas atitudes a gente pode começar a fazer a diferença a partir de HOJE e tentar fazer do mundo um lugar melhor (e possível) de se viver! Vamos juntxs?


Imagens: Inspira Verde; CanudoBem; EndossaBsb; Nobres Sos e Rivus.

26 views0 comments

Recent Posts

See All
Post: Blog2_Post
bottom of page